09/01/2011

Um novo ano

2010 passou e o que mais se ouviu foi a frase “eu não vi o ano passar”. É verdade, foi tão acelerado que nos dá a sensação que vivemos o ano de 2010 com menos meses.

E neste tempo tão acelerado conseguimos organizar as nossas finanças?

Janeiro é o mês que vem carregado de diversos impostos, como IPVA e IPTU. Há outras despesas, como lista de material escolar, renovação de matrícula e sem contar aquelas despesas que foram criadas no final de ano para serem pagas posteriormente, como viagem de férias, presentes de Natal, amigo oculto... um terror para ser administradas!

Precisamos pensar em organizar a nossa vida financeira para o próximo ano. Esse assunto não pode ser adiado, principalmente para aqueles que terminaram 2010 no vermelho. É hora de criar as estratégias para viver 2011 em paz com as finanças. É preciso estabelecer metas!

O que fazer? Primeiramente, fazer um balanço do ano que passou. Você possui uma pequena empresa que é composta pela sua esposa, filhos, carros, cachorros, empregada doméstica, sítio, etc. Se você terminou o ano no azul, parabéns! Divida essa conquista com a sua pequena empresa e aproveite para definir novas metas para 2011. O momento requer mais organização e disciplina.
Para quem fechou o ano no vermelho, marque uma reunião com membros da sua empresa. Chame-os e apresente o balanço do último ano. Atenção: não esconda, não omita nenhuma informação, seja transparente! Veja o que aconteceu com o Banco Pan-Americano. Faltou transparência, com isso a contabilidade não fechou. É hora de calma. Não crie pânico, isso pode comprometer a estratégia do planejamento. Há uma solução, tenha fé!
Criado o planejamento, priorize a renegociação e eliminação das dívidas. Aproveitar os descontos concedidos por Detran, prefeitura para pagamentos à vista é interessante para não acumular mais dívidas e não onerar ainda mais o gasto futuro.

Priorize a seguinte equação: não gaste mais do que você recebe por mês e compre à vista. Compre o necessário, e fuja das tentações!

Crie metas, planeje os seus gastos com padaria, açougue, supermercado, roupa, alimentação fora de casa, lazer, principalmente, com os filhos. Trace metas que possam ser cumpridas, porém buscando sempre a redução das despesas. Para o sucesso no seu planejamento, essa decisão precisa contar com a conivência da sua família, todos devem participar: pais, irmãos, esposa, filhos. Somente assim será possível conquistar a redução das despesas.

Os pequenos gastos, quando não controlados, criam rombos no orçamento mensal.

Quando estabelecer as metas, não se esqueça de priorizar as datas, por exemplo, crie uma meta para ser conquistada logo em junho de 2011 e, novamente, divida com a sua pequena empresa (a família). Você pode criar as bases de conquistas para julho, outubro e dezembro. Isso significa um norte financeiro a ser seguido.

Busque a sua primeira conquista para 2011 - Saia das dívidas e viva em paz com as finanças!

Essa matéria foi também divulgada no Jornal da Comunidade Evangélica Nova Vida - BH

Jesus abençoe você!

Nenhum comentário: