16/05/2011

Cuidado com os agiotas

O homem rico é sábio aos seus próprios olhos, mas o pobre que é entendido, o examina. Provérbios 28:11

Talvez você esteja se sentido acuado e sem saída devido a algumas atitudes “irresponsáveis” referentes à sua vida financeira. Quem sabe, por falta de orientação ou conhecimento, você não criou um planejamento em relação a suas finanças e com isso foi tomando decisões precipitadas com o único objetivo de tentar resolver os problemas financeiros, de tal forma que foi contraindo  dívidas e agora “a bolha explodiu”.




Em situações nas quais os juros consumem toda a receita da família, o melhor é não precipitar, contraindo novas dívidas. Em tais circunstâncias, é  momento de orar e pedir direção a Deus. É hora de recorrer às pessoas que possuem experiência no assunto para então criar uma estratégia de organização da sua vida financeira. Humildade e sinceridade, sempre!

Sem crédito no mercado, ou seja, estando com dívidas espalhadas nos bancos e nas financeiras, as alternativas para se contrair novas linhas de crédito no mercado ficam restritas aos agiotas.

Caso você se encontre envergonhado em renegociar seriamente com o seu banco a sua dívida, busque em Deus a coragem e a sabedoria para, com humildade, reconhecer os erros e propor novas condições para o pagamento das dívidas.

Recorrer a agiotas, mesmo quando indicados por uma pessoa do seu relacionamento, é um risco muito alto. Além de pagar taxas exorbitantes, você corre o risco de, numa eventual dificuldade de pagamento do empréstimo, submeter-se às práticas criminosas de cobrança, como, por exemplo, ameaças e tomada de bens. É preciso
ter a “ficha limpa”.
A postura do agiota sempre será de superioridade e encantamento para lhe atrair como cliente. Afinal, você é a receita que ele precisa para manter a carteira ativa. Neste momento de vulnerabilidade, em que talvez esteja faltando o que comer em casa, é que cedemos e sem nem tipo de avaliação da situação, afundamos mais ainda no precipício da falência, levando conosco a família e a nossa dignidade. Sem a direção de Deus, fracos e sem saída, caímos na ilusão de termos solucionado o problema. Tarde demais!

Portanto, se você  encontra-se numa situação na qual as suas receitas já foram sugadas pelos empréstimos e juros, não recorra a agiotas. É bem provável que haja uma solução. Talvez você esteja muito apegado aos bens móveis e materiais, como, o automóvel da família (sem ônus). Se a sua dívida é maior do que o valor comercial do veículo, saiba que você pode abrir mão da posse desse bem. Ele pode ser a fonte da solução daquilo que parecia impossível de se resolver.


Confie em Deus, acalme o seu coração e tome a decisão certa. Não se exponha e nem tão pouco a sua família a humilhações desnecessárias somente para andar de carro aos finais de semana.

Tenha fé e creia que todas as coisas são possíveis para aqueles que creem e confiam em Deus.

Viva feliz e em paz com as suas finanças!

Jesus abençoe você!


GVF

Nenhum comentário: