03/07/2011

Humildade

 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:14-15

Essa passagem é muito conhecida e lembrada pelo menos uma vez ao ano, exatamente na semana santa. O lava pés (João 13). Jesus já sabia que seria traído por Judas Iscariotes, mas mesmo assim Ele praticou o amor diante os seus discípulos. Jesus lava os pés de seus discípulos numa atitude de humildade e amor. Este ato tão representado no período da semana santa precisa sair das peças teatrais para ser uma realidade em nossas vidas. O exercício de servir ao outro com amor e humildade. Precisamos tirar as vestes que enchem o nosso coração de orgulho, vaidade, egoísmo, autoritarismo e hipocrisia. É preciso amar!

Este mundo tão capitalista e egoísta tem colocado barreiras de concreto nos relacionamentos onde o amor tem se tornado um sentimento artificial e simples. Há casais casados se encontrando somente aos finais de semana porque a corrida pelo poder e status não permite mais um relacionamento de cumplicidade. Eles já não conseguem se humilhar perante o outro, pois ambos se vêem superiores ao outro e com isso, esquecem que a felicidade do casamento depende basicamente de um fazer o outro feliz, na alegria e na tristeza. É preciso reconquistar!

Vivemos um tempo de confusão onde os objetivos pessoais estão diretamente ligados ao que é possível conquistar materialmente. Judas Iscariotes traiu Jesus por algumas moedas de prata. Ele pensou em ter e acabou perdendo a sua alma. Jesus sabia da traição antes dela acontecer e mesmo assim Ele decidiu se humilhar e lavar os pés dos seus discípulos. Jesus fez isso para nos deixar um exemplo de prática e atitude e não para ser lembrado apenas uma vez por ano através de uma representação teatral. É preciso praticar na realidade o exemplo Dele!
Há pessoas se colocando em condição superior ao outro devido a sua função profissional ou condição financeira ou social. Os valores e os papeis estão se invertendo perigosamente. Falta respeito. Um exemplo recente foi a parada gay em SP que foi decorada com cartazes de modelos seminus como santos da Igreja Católica. Isso é o reflexo da crise de identidade e personalidade da humanidade. Essa confusão que alimenta a mente humana está provocando reflexos terríveis no comportamento dessa geração. Quem se humilha pelo outro? Quem se sacrifica para levar a palavra de Deus a esses corações? O medo da repudia não pode calar a voz de Deus! É preciso falar e viver Jesus!

Os 4.5 milhões de pessoas da parada gay mais os 1.5 milhões da marcha para Jesus somam 6 milhões de pessoas. Imagine todos lavando os pés um dos outros e depois adorando a Deus. Imagine 6 milhões de almas salvas e libertas de todo mal. Imagine agora a face de Jesus vendo essa cena tão maravilhosa. O seu povo abrindo mão de suas vaidades e valores pessoais para se render ao único que é digno de honra. É preciso viver em paz e união!

Enquanto cada um continuar buscando a realização dos seus sonhos pessoais submetendo-se as vaidades e valores individuais mais distanciaremos do exemplo de Jesus Cristo que se humilhou e lavou os pés dos seus discípulos. Enquanto acreditarmos que o melhor dessa vida está neste mundo, mais nos envergonharemos da simplicidade de Jesus. É possível conquistar o conforto e a independência financeira sem desprezar o outro. É possível conquistar um belo patrimônio sem trapacear ou sonegar. É possível lutar com dignidade e respeito. Talvez não seja tão simples se você for sozinho, porém se você convidar Jesus para ser o seu sócio tudo será tangível e prazeroso. Vamos conquistar a nossa felicidade fazendo o outro feliz vivendo a mesma simplicidade e humildade de Jesus. É preciso lavar os pés de quem amamos!


GVF

Nenhum comentário: