07/11/2011

Homens que se escondem

Eram três cruzes. Na parte central, um homem sem culpa, tinha a companhia de dois ladrões, culpados e com crimes de alta periculosidade. Um ladrão em tom de ironia diz: “Se tu é o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós”.  O outro, reconhecendo a inocência de Jesus, diz: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino”. Jesus perdoou e disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. (Lucas 23:39-43). Dois homens. Um se escondeu atrás da sua covardia, arrogância e incredulidade. O outro optou por esconder-se atrás do único que poderia lhe garantir a salvação eterna: Jesus Cristo. São escolhas reais e sem esconderijos.   

Homens que se escondem diante das suas fragilidades continuam a existir nos dias de hoje e cada vez mais as suas atitudes provocam contradições, ferem os sentimentos, destroem relações e expõem as pessoas a sua volta a riscos inevitáveis e irreparáveis. Homens habilidosos conquistam a confiança de parentes e amigos que depois serão aprisionados numa arapuca armada pelo visgo da mentira e da chantagem. O destino é a prisão e submissão.
 
Homens que se escondem atrás do seu poder conquistado a base de chantagens e propinas, criam um muro seguro formado por comparsas que muito bem “remunerados” são capazes de negar a verdade ao ponto de confundir os mais letrados e sábios no assunto. Está muito simples e prático armar golpes, fraudes e ciladas afinal, todos querem ganhar u m pouco...

Homens que se escondem atrás de mentiras que viram verdades absolutas neste mundo onde os envolvidos são partes interessadas e necessitadas de silêncio. Falar de mais é correr riscos. Não precisam de arrependimento, apenas de muito poder e dinheiro, eles garantem a sua segurança. O esconderijo é a própria omissão que alimenta um mundo repleto de falsos julgamentos e poses de “homens do bem”.

Homens que se escondem atrás do sucesso de uma carreira profissional não se atentaram para a distância que a sua auto-suficiência e vaidade impuseram sob o relacionamento familiar. A esposa solitária e deprimida se esconde atrás do cigarro e do cartão de crédito. Os filhos sem a referência de um pai escondem-se atrás das más companhias viciadas em drogas e bebidas.

Homens, cinqüentões, poderosos da porta de casa para a rua, camuflam o seu fracasso como homem e pai e, se escondem atrás de uma garotinha de vinte anos, “pobre” amante, que por sua vez, se esconde atrás de uma grande oportunidade financeira, sem a mínima capacidade de analisar o suicídio que ela está promovendo, naquele lar que se esconde atrás dos fracassos do mundo capitalista. A amante condena o seu futuro a uma chance que nasceu sem vida.

Homens de honra e caráter, ainda é possível encontrá-los! Aqueles que reconhecem mesmo na hora da morte o verdadeiro caminho da ética, da moral, do caráter e da real necessidade de se conquistar o que, nada e ninguém deste mundo, é capaz de oferecer: a paz e a vida eterna. Difícil de crer porque não a vemos, porém simples de tê-la quando verdadeiramente fazemos a escolha certa.

Não conheço em detalhes a vida do Gelson Domingos morto na ação do BOPE na favela dos Antares no RJ, porém posso dizer que ele se escondeu atrás da sua vontade e da sua coragem de querer revelar ao mundo cenas e fatos reais do crime enquanto, muitos homens apenas desejam esconder a parte podre de uma história construída diante das circunstâncias deste mundo tão refém da hipocrisia e do capitalismo. Finalizo com a frase que marcou a criação dessa mensagem dita pelo irmão do Gelson numa entrevista: “Meu irmão amava o que fazia... Mas hoje meu irmão foi salvo, ele foi orando. Deus o levou com dignidade”. 

A escolha é nossa e a salvação é individual. Escolha a pessoa certa para estar ao seu lado e jamais negue-o, pois desde a sua crucificação até hoje, Ele continua te amando, seja qual for o seu pecado e a sua situação. Nunca negue a Jesus Cristo em sua vida! Sempre há escolhas que podem levá-lo ao caminho reto e puro. Não se esqueça dessa verdade!

Nenhum comentário: