20/03/2011

Uma flor para o seu jardim

Quarta-feira, 16 de março, Av Presidente Carlos Luz (antiga Catalão) próximo ao Campus da UFMG. Passavam das 16 h. Eu seguia para uma visita a um cliente próximo ao CEU da Pampulha. O trânsito estava lento e com retenções provocadas pela chuva. Alguns buzinavam enquanto motoqueiros cortavam os carros. Eu estava um pouco ansioso, então orei a Deus pedindo tranquilidade afinal, eu teria mais duas visitas para realizar. No rádio eu ouvia Rota 66*.

De repente parou ao meu lado um caminho de lixo da SLU. O odor era inconfundível. Procurei pelos garis que andam dependurados na traseira, porém não havia ninguém. Com o trânsito lento o caminhão me ultrapassava em seguida eu o ultrapassava. Fazíamos, sem combinar, um balé ritmado e suave.

Como o trânsito não fluía, comecei a observar melhor o caminhão. Olhei para o alto onde ficam as luzes de atenção e avistei algo que despertou a minha atenção. Aproveitei o ritmo lento do trânsito, abri o porta-luvas, peguei a máquina fotográfica e registrei algumas fotos daquela cena tão inusitada. Impressionante! No alto daquele caminhão havia uma rosa presa, era uma rosa vermelha. Deus marcou aquele encontro para mim, naquele lugar e horário.




Imediatamente senti algo me incomodar. Alguma coisa falava comigo. Uma rosa num caminhão de lixo. É isto! Começou a crescer em meu coração uma paz e uma esperança que trouxeram a paciência e a fé que eu precisava naquele instante. Uma rosa, um lixo e um trânsito que não anda! Aquela rosa representava um sinal de vida.

Deus me revelou coisas maravilhosas para uma reflexão bem lúcida e necessária nestes dias de catástrofes, desgraças e guerras. Aquela cena tão simples, porém inusitada me fez pensar nas vidas que estão paradas diante dos problemas e da ausência de perspectivas. Vidas que estão sendo entregues as drogas ao medo e a dor. Mentes que estão sendo congestionadas pela depressão originada por derrotas que a própria vida lhes atribui. Desencorajadas essas pessoas estão perdendo a beleza e o perfume da sua própria alegria e neste se trancam em quartos escuros numa vida sem sentido e sem o brilho da luz que é capaz de fazer florir o seu jardim.

”O reino de Deus é assim com o se um homem lançasse semente a terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.” Marcos 4:26-27

O homem lança a semente e Deus produz a obra é assim que vejo a pessoa que colocou aquela flor no alto daquela caçamba-recipiente. Talvez o gari que “semeou” aquela semente naquele lugar tivesse um desejo bem particular. Será que estaria apaixonado? Deprimido? Ou quem sabe ele queria homenagear alguém? Mas em um caminhão de lixo? É essa a pergunta! Farei outra então: Em qual lugar de honra estamos colocando as pessoas que amamos? Como estamos tratando as nossas esposas e filhos? E os nossos pais? E o melhor amigo? Qual foi a última vez que lhe dissemos: você é muito importante para mim! E Deus? Em que lugar Ele está em sua vida?

Aquela simples flor, de plástico ou não, me aflorou a minha atenção pelo simples, pelo delicado, pelo singelo. Uma cena contraditória: um lixo e uma flor. Precisamos pensar no que estamos valorizando: Idolatramos e amamos os riscos enquanto destratamos e evitamos os miseráveis. Valorizamos e nos encantamos com o belo, porém não nos esforçamos para encontrar a beleza naquilo que achamos feio. O errado estar virando o certo. Se dar bem é a meta.

Jesus não nos deixou essa mensagem. O maior mandamento é amar ao próximo como a si mesmo. Precisamos tirar do lixo aquilo que colocamos no momento de raiva, decepção ou traição... Precisamos saber perdoar. É necessário valorizar aqueles que nos amam de verdade. Podemos sim, sentir novamente o perfume do amor esquecido e da confiança perdida. Há um Deus bem próximo que pode nos capacitar e nos fortalecer.

Não tenha medo do que anda acontecendo pelo mundo, Deus está no controle, preocupe-se com que anda acontecendo com o seu coração, com a sua alma. Entregue-se a vida, a vida com Jesus Cristo.

Eu não conheço o autor daquela façanha, mas conheço o autor daquela, da minha e da sua vida. Ele é quem nos encoraja a perseguirmos o nosso melhor. Ele quem nos dá a paz e a fé necessárias para não desistirmos de viver, mesmo diante de tantas tragédias. É neste momento de terremotos, tsunâmis e guerras que Jesus Cristo precisa estar mais presente em nossas vidas, portanto vamos nos entregar a Ele sem medo ou receio. Nós precisamos andar e viver com Jesus, aceita-Lo é muito simples, nós verdadeiramente precisamos ser a imagem e a semelhança Dele. Viver com Cristo é ganho! Deixe que o próprio Deus faça nascer um jardim florido em seu coração.

Permita que sua flor leve o perfume da paz, do amor e da alegria a todos os corações!

Coloque Jesus Cristo em seu coração e deixe a sua vida seguir por um caminho sem lentidão ou retenções.

Jesus te abençoe!

2 comentários:

Nathalie disse...

Oh Glória a Deus! Deus continue te usando maravilhosamente vc amiguim, pq ele é Maravilhoso!(bye Greice)

blogpost disse...

Maravilhoso... sim sim Deus esta te usando e acho que ja percebeu o qto tu é importante.
A paz!!! rs